Banner Atlas

Padre_Virgilio

ATLAS – UM NOVO TEMPO

Image 3

Oviêdo Abreu de Santana

É escritor e membro da ATLAs, sendo ocupante da Cadeira nº 28, cujo patrono é João Teixeira de Morais.

Seu trabalho literário tem uma visão voltada às raízes nordestinas em defesa dos costumes e tradições de um povo que vem perdendo a sua autêntica identidade pelo avanço avassalador das tecnologias. Oviêdo Abreu é filho de José Barbosa de Santana (oleiro e agricultor) e Marinalva Maria de Oliveira Santana (dona de casa).

O Escritor é sergipano, natural da cidade de Aracaju, onde nasceu a 05 de novembro de 1966, onde viveu sua infância, adolescência e boa parte de sua vida adulta e estudou em colégios como: "Olavo Bilac", "Olímpia Bittencourt" e "Atheneu Sergipense".

O autor é completamente apaixonado pela cultura da região nordestina e, sempre que pode, deixa ecoar a seguinte expressão: "nasci na década certa e no lugar errado", pois sente impregnado em sua alma a paixão pela vida no campo, visto que ele acredita que a vida campal pode lhe proporcionar um contato mais direto com tudo que lhe inspira para suas composições.


Image 3
Image 3
Image 3


Por esse desejo de viver bem mais próximo do que lhe proporciona a mãe natureza, mudou-se para a cidade de Tobias Barreto, mais precisamente para a localidade Borda da Mata, onde vive com sua esposa, a qual é natural do lugar e o presenteou com "um pedaço” de chão para ver aflorar no seu semblante sorrisos de contentamento. Espelhando-se em grandes vultos do vasto celeiro cultural do nordeste Brasileiro, a exemplo de: Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Ariano Suassuna, Jorge Amado e tantos outros, escreve suas prosas, regando-as com punhados de versos, dando às suas composições um toque de alento, já que, em sua maioria, seu trabalho literário aborda quase sempre os desdéns e as aflições a que são submetidas o povo nordestino. Entre os seus muitos escritos, pode-se destacar as prosas: "Nem Chico e nem Francisco prum futuro que corre risco”, "Abatimento”, "O grande encontro no recanto da serra” e "O apelo apela pra razão uma melhor alfabetização”.


Image 3
Image 3

Fique Conectado

Lei Aldir Blanc